segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SANTANA!!!!!!

A semana de praxes está a chegar ao fim... Este ano tive o prazer de colaborar com o Mui Nobre Grémio Académico da FCML na organização desta semana espectacular! =) Espero em breve poder integrar esta grande família que, ano após ano, recebe a caloirada e permite que a faculdade seja desmistificada e Medicina não pareça um bicho de 7 cabeças (embora, hoje em dia, essa ideia ainda me passe de vez em quando pela cabeça =P lool). Já agora, encontrei este texto no fórum de Santana, e achei que descreve exactamente o que senti enquanto caloira e o que ainda hoje recordo com um sorriso nos lábios...

Depois de um fim-de-semana de pura alegria em que festejaram o cumprir do principal objectivo da sua vida, rumam a Lisboa para se matricularem no curso dos seus sonhos. Detêm-se em frente da belíssima fachada do edifício do Campo de Santana, respiram fundo e passam pela grande porta de entrada. São imediatamente recebidos por uma vasta comitiva de veteranos e doutores* que, no seu porte elegante de gente sábia, tratam de meter os caloiros à vontade. É aí que se travam os primeiros conhecimentos no meio académico. É, por vezes, nessa altura, que se fazem amizades que irão perdurar durante os seis anos que se seguem ou, quiçá, para o resto da vida. Entretanto, começam as aulas e, com elas, a semana de praxes, pela qual todos os estudantes esperam ansiosamente. Os caloiros, inicialmente assustados com a grandiosidade do meio e a possibilidade de virem a ser humilhados em público, rapidamente se libertam dos seus preconceitos e se juntam à festa da praxe em que não existe humilhação, mas sim puro convívio. Acaba-se a semana de praxes, começa o estudo. Os caloiros são bombardeados com uma densidade de informação sem precedentes no seu inocente percurso escolar. Olham para os calhamaços que têm à frente e tentam a todo o custo decorar todas as palavras escritas sobre o osso frontal. Um caloiro olha desesperadamente para mim e pergunta: “Os outros ossos são assim tão difíceis?”. Eu sorrio, pousando a minha mão sobre o seu ombro, e digo: “Bem-vindo à Faculdade de Ciências Médicas! Aqui começa a tua vida!”. =)

1 comentário:

Elektro disse...

Olah!

Eh engraçado de repente tropeçar numa pessoa da faculdade que não conheço mas q tem uma vivencia em comum!
Sou finalista de medicina da tua faculdade e encontrei-te sem querer qdo procurava fotos do edificio da fac.
Imagino q estejas no 2 ano. Se precisares de ajuda para alguma coisa, esclarecer duvidas sobre o futuro, desabafar, manda mail! (ze.baptista@gmail.com).
Desejo-te mto boa sorte no curso e espero q consigas o teu objectivo... ser feliz! ;)

Beijinhos,
Zeh